
A Prefeitura de João Neiva, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa), em parceria com o Governo do Espírito Santo, via Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), iniciou uma estratégia especial para resgatar adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam a vacina contra o HPV. A ação vai até 31 de dezembro de 2025 e busca ampliar a proteção dessa faixa etária contra doenças graves causadas pelo vírus, como câncer de colo do útero, pênis, ânus e orofaringe.
O objetivo da campanha é recuperar essas pessoas que, por algum motivo, ficaram sem as doses contra a doença. "A imunização é uma ferramenta de prevenção segura e eficaz, que pode evitar problemas de saúde no futuro. É necessário levar documento de identificação e cartão de vacina”, destaca Débora Tonane Queiroz, enfermeira da Vigilância Sanitária.
Segundo o prefeito Paulo Sérgio Micula, ampliar o acesso à vacina é também uma questão de responsabilidade social. “Investir em prevenção significa evitar sofrimento, gastos com tratamentos e salvar vidas. Essa ação é um chamado para que cada jovem se cuide hoje para viver com mais saúde amanhã”.
A secretária da Semsa Amanda Carlesso, reforça que a imunização é rápida, gratuita e está disponível para o público-alvo na Sala de Vacina da Unidade de Saúde do Gadioli, localizada na Avenida Brasil, Praça do Gadioli, s/n, Centro, João Neiva. “Não importa o motivo pelo qual a pessoa não se vacinou antes. O importante é aproveitar essa oportunidade e se proteger”.
O vice-prefeito Glauber Tonon lembra que a adesão da comunidade é essencial para o sucesso da estratégia. “Queremos ver os jovens e suas famílias engajados, incentivando uns aos outros a colocar a vacina em dia. Essa é uma conquista coletiva”.
Proteção agora é sinônimo de tranquilidade no futuro. Se você tem entre 15 e 19 anos e ainda não tomou a vacina contra o HPV, o momento é agora.