
A Campanha Nacional de Multivacinação já começou em João Neiva e segue até o dia 31 de outubro, na Sala de Vacina, localizada na Unidade de Saúde do Gadiolli, de segunda a sexta-feira, das 7 às 16h. O “Dia D” de mobilização está marcado para 18 de outubro (sábado), também na Sala de Vacina, das 7 às 12h.
Neste ano, a campanha traz uma importante novidade: além de crianças e adolescentes menores de 15 anos, o público foi ampliado para incluir pessoas de até 59 anos e profissionais de saúde.
Para o público menor de 15 anos, diversas vacinas estarão disponíveis com o objetivo de atualizar e completar o esquema vacinal, quando necessário. Já para as pessoas de até 59 anos e profissionais da saúde, será ofertada a vacina Tríplice Viral (SCR), que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, conforme avaliação do profissional.
A enfermeira da Vigilância Sanitária de João Neiva Débora Tonane Queiroz, destaca a importância da checagem da caderneta de vacinação: “É fundamental que todos levem o cartão de vacina. Mesmo quando achamos que está tudo em dia, só o olhar técnico do profissional pode confirmar se há alguma dose pendente. A vacinação é um ato de cuidado com você e com quem está ao seu redor”.
Além disso, a vacinação contra o HPV para adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não foram imunizados segue normalmente até dezembro deste ano.
A campanha também reforça que a prevenção não pode parar. Mesmo com doenças controladas, manter altas coberturas vacinais é essencial para evitar surtos e o retorno de enfermidades já eliminadas. “As vacinas são seguras, gratuitas e salvam vidas. Aproveitar a campanha é garantir proteção contra doenças graves e manter nossa comunidade saudável”, reforça Débora.
Ela convida toda a população a participar e colocar as vacinas em dia.