Professor de João Neiva prepara filme sobre infâncias do passado e do presente

De  Com informações da Assessoria de Comunicação do Instituto Marlin Azul
02 de dezembro de 2025 às 09h55.

O professor prepara um documentário inspirado em “Inventário da Infância”, celebrando a poesia e a diversidade das infâncias.

Apaixonado por educação, literatura e cinema, o professor Helder Guastti, morador de João Neiva (ES), participa até o próximo domingo (07) de um curso audiovisual na sede do Instituto Marlin Azul, em Jardim da Penha, na capital capixaba. Helder é um dos sete moradores do entorno da Estrada de Ferro selecionados pelo Curta Vitória a Minas IV para transformar histórias em filme.

Com 38 anos de idade, o professor de anos iniciais do ensino fundamental (5º ano) transformará em documentário a história “Inventário da Infância”, uma ode à multiplicidade poética das infâncias. A ideia é fazer um retrato das diferentes formas de brincar e dos espaços brincantes do Bairro de Fátima (Caixa D’Água). Ao ouvir crianças, jovens e pessoas mais velhas, o autor quer construir uma história inspirada pelo entrelaçamento de vivências e afetividades, conectando o presente e o passado das brincadeiras infantis.

“Uma coisa é termos a ideia, a história pré-organizada na nossa cabeça, a outra é encontrar as ferramentas e os instrumentos para subsidiarem a execução deste projeto. Estão sendo dias de muita troca, de muitas partilhas literárias e afetivas. É um grupo muito diverso, tanto dos finalistas quanto o dos mestres. A expectativa é muito alta porque tenho certeza que novos e maiores desdobramentos vão se desenrolar a partir desta imersão e vão nos ajudar a ressignificar nossas próprias histórias, nossas próprias produções, então, isso vai ser muito bonito”, relata o professor, que também coordena o projeto social “Espaço de Leitura Confabulando”.

Durante as oficinas, iniciadas em 23 de novembro, os participantes aprendem com profissionais do cinema e da TV noções básicas sobre roteiro, direção, direção de arte, produção, fotografia, som, montagem, finalização, mobilização comunitária e direitos autorais. As aulas acontecem nos turnos da manhã e da tarde, combinando aulas expositivas e práticas, exercícios de sensibilização do olhar e da escuta, experimentações de um set de filmagem e muita troca.

Ao final da imersão, eles retornarão para suas cidades de origem para organizar a pré-produção das filmagens, mobilizar outros moradores para atividades técnicas e artísticas, escolher locações, preparar figurinos, buscar objetos de cena, organizar os personagens. Durante as filmagens, profissionais da fotografia, de som e produção se juntarão ao autor e à equipe local. Em seguida, o autor participará da montagem e finalização do curta-metragem. Depois de prontos, os filmes serão lançados em telonas de cinema montadas em ruas e praças durante sessões gratuitas nas cidades envolvidas.

Esta é a terceira vez que uma história vinda de João Neiva é selecionada pelo projeto. Na primeira edição foi transformada em filme a história “A Seta do Galo, o Terrível”, de Sandra Mazzega, e na segunda edição, “O T-Rex e a Pedra Lascada”, de Luan Ériclis Damázio. Além de João Neiva, participam desta edição moradores de Ibiraçu, do Espírito Santo, e de Aimorés, Conselheiro Pena, Belo Oriente, Nova Era e João Monlevade, de Minas Gerais.

O Curta Vitória a Minas é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com a realização do Instituto Marlin Azul. O objetivo é possibilitar aos moradores das cidades que se desenvolveram ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas a oportunidade de contar histórias e transformar em filme, registrando as memórias, os costumes, os hábitos, as lendas e as peculiaridades destas localidades, contribuindo para o fortalecimento territorial e comunitário.

Desde a sua criação, o projeto transformou em ficções e/ou documentários 35 histórias contadas por moradores do entorno da Estrada de Ferro Vitória a Minas. Esta é a quarta edição do projeto que produziu 15 filmes na primeira edição, lançada em 2014, 10 obras na segunda edição, lançada em 2022, e dez obras na terceira edição, lançada em 2023. Assista aos filmes da primeira e da segunda edições no site do projeto curtavitoriaaminas.com.br.

 

Mais informações                                                          

Simony Leite Siqueira 

Assessoria de Comunicação do Instituto Marlin Azul

Telefone: (27) 99695-7093 | 3327-6999

E-mail: imprensa@imazul.org

Site Curta Vitória a Minas: www.curtavitoriaaminas.com.br

Site IMA: www.institutomarlinazul.org.br

Redes sociais: @institutomarlinazul  

REDES SOCIAIS

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Whatsapp

Atendimento ao Público

  • De segunda a sexta-feira, de 7 às 11h e 12h30 às 16h30

Fale Conosco

  • WhatsApp: (27) 99613-1425
  • E-mail: ouvidoria@joaoneiva.es.gov.br

Endereço

  • Av. Presidente Vargas, 157 - João Neiva - ES

Copyright © 2023 Prefeitura de João Neiva. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.