
O projeto gratuito "AtivaMente", da Prefeitura de João Neiva, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa), estará com inscrições abertas de 23 a 27 de fevereiro, para novas turmas de circuito funcional.
As inscrições devem ser realizadas na sede da Semsa, localizada na rua Plácido Vassolo, 48, 2º andar, Centro, nos horários de 8 às 10h e de 14 às 15h. As vagas são limitadas.
O "AtivaMente" é voltado para pessoas a partir de 60 anos e também para pessoas com doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, depressão e obesidade — nesses casos, não há exigência de idade mínima. Para esse público, é necessário apresentar laudo médico com CID no ato da inscrição.
Entenda quem pode participar
O público atendido pelo projeto segue os critérios estabelecidos pela Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), que regulamenta as ações da Atenção Primária à Saúde em todo o país.
Dentro dessa normativa, o educador físico que atua na rede pública municipal pode desenvolver atividades físicas voltadas especificamente para idosos e pessoas com doenças crônicas acompanhadas pela Atenção Básica.
Fora desse público, o atendimento não está previsto na legislação da política pública de saúde, o que inviabiliza a ampliação para outras faixas sem o enquadramento legal.
A secretária da Semsa Amanda Carlesso, explica que o projeto segue critérios técnicos. “A Política Nacional de Atenção Básica define o público prioritário das ações de promoção da saúde na rede pública. O educador físico atua como profissional de saúde dentro da equipe multiprofissional, com foco na prevenção, no controle e na redução de agravos relacionados às doenças crônicas e ao envelhecimento. É uma atuação respaldada por lei e voltada à segurança do paciente”, destaca.
O circuito funcional trabalha força, equilíbrio, coordenação e resistência de forma adaptada e segura, sempre com acompanhamento profissional e planejamento individualizado conforme a condição de saúde de cada participante.
Para o prefeito Paulo Sérgio Micula, manter o projeto dentro dos critérios técnicos é garantir responsabilidade com a população. “Nosso compromisso é oferecer um serviço organizado, seguro e dentro da legalidade. O 'AtivaMente' é uma política pública de saúde preventiva, e isso exige responsabilidade técnica. Estamos fortalecendo um trabalho que já traz resultados positivos para a cidade”, afirma.
As turmas serão organizadas nos períodos matutino e vespertino, ampliando as possibilidades de participação.
Cuidar da saúde também é entender como funcionam as políticas públicas — e o "AtivaMente" segue como um espaço de movimento, prevenção e qualidade de vida para quem mais precisa desse acompanhamento.