João Neiva recebe exibição gratuita de documentário premiado e debate sobre violência contra a mulher

De  Assessoria de Comunicação do projeto “Ato Final na Estrada”
13 de março de 2026 às 14h34. Atualizado a 2 horas e 8 minutos atrás.

A coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura de João Neiva e especialista em Direitos Humanos Magna Mota, está entre as convidadas para o debate. O município está entre as 12 cidades capixabas contempladas pelo projeto “Ato Final na Estrada”.

A sessão é gratuita e aberta ao público.

O município de João Neiva recebe, no dia 18 de março, sessão gratuita do documentário capixaba “Ato Final”, dirigido por Roberta Fernandes. A exibição será realizada na EEEFM João Neiva e integra o projeto “Ato Final na Estrada”, que percorre 12 cidades do Espírito Santo para promover o enfrentamento à violência contra a mulher.

Após a exibição, o público participará de um bate-papo com especialistas para aprofundar a discussão e ampliar a conscientização sobre o tema. A coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura de João Neiva Magna Mota, é uma das convidadas do debate, reforçando o compromisso do município com o combate à violência de gênero.

A iniciativa busca ampliar o diálogo com a sociedade sobre os diferentes tipos de violência de gênero e incentivar a reflexão sobre como essas violências se manifestam e podem evoluir para casos extremos, como o feminicídio. O alerta se torna ainda mais importante diante do cenário alarmante no Estado: em menos de 70 dias, já foram registrados 14 homicídios dolosos de mulheres e três casos de feminicídio no Espírito Santo.

De acordo com dados do Painel de Monitoramento da Violência Contra a Mulher, da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, em 2025 foram registrados 75 casos de homicídio e 35 vítimas de feminicídio, além de 90 tentativas de assassinato contra mulheres. Também foram contabilizados 15.336 casos de ameaça, 1.653 ocorrências de perseguição e 7.655 registros de lesão corporal, todos com aumento em relação ao ano anterior.

Para a diretora do filme, Roberta Fernandes, o cinema pode ser uma importante ferramenta de sensibilização e mobilização social. “Cada sessão que realizamos é um espaço capaz de promover reflexão coletiva, criando um ambiente de escuta e diálogo. Falamos sobre formas de violência que muitas vezes não são reconhecidas como tal e que se manifestam de maneira progressiva, como controle excessivo, ameaças, isolamento e agressões psicológicas, e que, em muitos casos, culminam no ‘ato final’, o feminicídio”, afirma.

O documentário “Ato Final”

Premiado como Melhor Documentário no IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema, em Portugal, Ato Final mescla entrevistas e encenações com atrizes que representam mulheres vítimas de feminicídio. As personagens principais do filme estão mortas, mas suas histórias ganham corpo e voz por meio de três atrizes que revivem, no palco, as emoções e os medos de quem enfrentou o ciclo da violência. Paralelamente, mulheres reais compartilham suas próprias cicatrizes e a força de recomeçar.

Se você ou alguém que você conhece está enfrentando violência doméstica, denuncie.

Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher.

SERVIÇO

Ato Final na Estrada

Entrada gratuita | Aberto ao público

18 de março | 8h

EEEFM João Neiva (R. Lúcia Cometti, 97 – Centro)

REDES SOCIAIS

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Whatsapp

Atendimento ao público

  • Segunda a sexta-feira, de 7 às 11h e 12 às 16h

Fale conosco

  • WhatsApp: (27) 99613-1425
  • E-mail: ouvidoria@joaoneiva.es.gov.br

Endereço sede

  • Av. Presidente Vargas, 157 - João Neiva - ES

Copyright © 2023 Prefeitura de João Neiva. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.