Coordenador Estadual de Direitos Humanos visita a Casa onde é executada a Lei do Sinase em João Neiva

No último dia 27 (quarta-feira) o Coordenador Estadual de Direitos Humanos da Vice Governadoria, Dr. Julio Pompeu, juntamente com a psicóloga da Coordenadoria, Fabiana Malheiros, estiveram visitando a Casa onde é execultada a Lei do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) em regime de Libertade Assistida (LA) de João Neiva.

As medidas socioeducativas em João Neiva são prestadas em regime aberto, evitando a internação em regime fechado para o adolescente infrator, dando a ele e seus familiares a oportunidade de retratação perante a sociedade.

A Casa é um projeto da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação, Assistência e Desenvolvimento Social (Semthades), através da Associação Amigos da Justiça, Cidadania, Educação e Arte, gerindo, monitorando e executando as medidas socioeducativas em meio aberto, sendo referência no Estado do Espírito Santo.

O Projeto funciona desde março de 2015 em João Neiva e atualmente possui 25 adolescentes, sendo que o tempo de permanência na Casa é determinado pelo juizado da Vara da Infância e Adolescência.

Dentre as muitas atividades exercidas pelos adolescentes na Casa, cita-se: participação em oficina de culinária, oficina de robótica, oficina de violão, oficina de E.V.A., oficina de feltro, oficina de vagonite, oficina de biscuit, oficina de patchaplique, oficina de marcenaria, oficina de pintura imobiliária, oficina de desenho artístico e oficina de materiais reaproveitáveis. É importante ressaltar que a partir de fevereiro, os adolescentes terão a oportunidade de realizar cursos em elétrica predial, elétrica de automóveis e técnico em logística.

Fora as atividades citadas acima os adolecentes possuem atendimentos psicossociais e atividades externas como passeios culturais, sendo estas acompanhadas por psicóloga, pedagoga e assistente social.

Além das oficinas para os adolescentes o Projeto oferece oficinas para seus familiares, pois o problema, muitas vezes, se encontra no seio familiar.

Segundo a Secretária da Semthades, Daniela da Silva Souza, não houve nenhum adolescente que voltou a praticar atos infracionais após sua passagem pela Casa.

Para Dr. Julio Pompeu o trabalho realizado na Casa é um exemplo para o Estado do Espírito Santo. “Queremos fomentar nas demais municípios do Estado o modelo de cumprimento em meio aberto (LA) realizado em João Neiva”, afirma.

Atualmente a Projeto possui parcerias com o Sesi/Senai, Instituto Preservarte e Lego Education.

Assessoria de Comunicação da PMJN

Sumaida Zuccolotto