EMEF \\

01 de março de 2016 às 00h00.

A EMEF "Professora Maria Olíria Sarcinelli Campagnaro" iniciou ontem (29) a implantação do Programa "Mais Educação", que consiste na permanência dos alunos na escola em período semi-integral. Ou seja, com a implementação do programa os alunos permanecerão na escola um período diário de 7 horas e 30 minutos.

Com a extensão da carga horária os alunos terão a oportunidade de vivenciar várias oficinas interativas, a saber: acompanhamento pedagógico, prática de esportes, tecnologias educacionais, taekwondo e danças.

Segundo Fabrícia Ruy Bergami, Professora e Coordenadora do Programa "Mais Educação", “como se trata de um projeto piloto no município, nem todos os alunos puderam ser contemplados, sendo oferecidas, inicialmente, somente 60 vagas para os alunos da manhã e 60 vagas para os alunos da tarde”, afirma.

Ela também acrescenta que os alunos receberão refeições na escola. “Como a criança fica durante todo o dia na escola, ela faz a maior parte de suas refeições na própria escola, sendo: merenda, almoço e lanche, sendo propiciado, ainda, banho aos alunos, caso necessário”.

O programa, que é uma iniciativa do Governo Federal, é destinado a crianças e adolescentes de baixo poder aquisitivo, oportunizando-lhes uma maior qualidade de ensino, na medida em que são trabalhados em todas as áreas do conhecimento, ampliando, com metodologias diversificadas, os conteúdos da base curricular.

Fabrícia esclarece que “a essência e a importância do projeto é a permanência da criança e do adolescente na escola, assistindo-o integralmente em suas necessidades básicas e educacionais, ampliando o aproveitamento escolar, resgatando a autoestima e capacitando-o para atingir efetivamente a aprendizagem, sendo alternativa para redução dos índices de evasão, de repetência e de distorção idade/série. Dessa forma, caminhamos para um futuro promissor, equiparando-nos a outros municípios e estados. Ainda é um passo pequeno, pois estamos começando a implantação do programa, mas é uma grande conquista para nosso município. É a escola pública o tempo todo ao lado da comunidade”.

Assessoria de Comunicação da PMJN

Sumaida Zuccolotto