João Neiva é integrada a ?Região dos Imigrantes?

Ontem (16) ocorreu a eleição, na sede do Imigrantes Convention & Visitors Bureau, em Santa Teresa, para aprovar o ingresso dos municípios de João Neiva e Ibiraçu na “Região dos Imigrantes”. A aprovação foi unânime e os dois municípios, que antes faziam parte da “Região Verde das Águas”, passaram oficialmente a integrar a “Região dos Imigrantes”.

A “Região dos Imigrantes” é formada por oito municípios, a saber: Itaguaçu, Itarana, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Roque do Canaã e, agora, João Neiva e Ibiraçu.

Segundo o Secretário Municipal de Cultura, Turismo e Juventude (Semuc) de João Neiva, Roberto Cuzini, “o município possui uma grande identidade com essa região e com os municípios que a integram, sobretudo em razão da história e da cultura proveniente da imigração italiana. Tal identidade é reforçada, ainda, pela forte influência de atrativos turísticos ligados à cultura italiana e pela arquitetura dos casarões e igrejas no município”, relata.

Outro ponto em comum entre os municípios que formam a “Região dos Imigrantes” são as manifestações culturais que acontecem frequentemente na região, cujos festejos preservam a cultura dos antepassados, fazendo-a florescer nos mais jovens.

A Região é formada por rios, cachoeiras, história e muita cultura, sendo estes alguns dos atrativos turísticos da Região dos Imigrantes. Todos os municípios são repletos de belezas naturais e culturais.

Como o próprio nome diz, em comum as cidades que integram a “Região dos Imigrantes” foram colonizadas por imigrantes europeus, principalmente italianos. Seus descendentes que aqui vivem preservam suas tradições nas comidas, trajes e costumes que até hoje levam encantamento ao turista e aos moradores. Um povo nobre, animado e muito trabalhador.

A região destaca-se também pelo cultivo de uvas, maças, morangos, café e queijos, tendo como ponto forte a agricultura familiar, que também proporciona aos turistas visitas diversos sítios da região.

O agroturismo e o ecoturismo também são destaques. A região é dotada de bares, restaurantes e pousadas muito aconchegantes, além de belas igrejas e praças. Nas comidas típicas destacam-se os doces, biscoitos e bolos, dentre outros. 

 

Assessoria de Comunicação da PMJN

Sumaida Zuccolotto

comunicacao@joaoneiva.es.gov.br

Tels.: (27) 9 9831-0223

Facebook: prefeiturajoaoneiva / Twiter: @PMJN 

Data de Publicação: quinta-feira, 17 de março de 2016

ACOMPANHE A PREFEITURA

Horário de Atendimento

O funcionamento da Prefeitura Municipal de João Neiva é Segunda a Sexta 07:00 às 11:00 e 12:30 ás 16:30

Fale Conosco

Telefone: (27) 99986-7050
E-mail: ouvidoria@joaoneiva.es.gov.br

Endereço

Av. Presidente Vargas, 157 - João Neiva - ES