Começa no próximo dia 19 a Campanha Nacional de Multivacinação

A Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente começa no próximo dia 19 e vai até o dia 30 de setembro.

Além de regularizar a caderneta de vacinação, o objetivo da campanha é diminuir as taxas de abandono das vacinas e, consequentemente, o risco de transmissão de doenças imunopreveníveis.

A campanha terá como público-alvo crianças menores de 5 anos de idade e crianças e adolescentes entre 9 a 14 anos (14 anos 11 meses e 29 dias), conforme orientação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde.

Em João Neiva estarão disponíveis ao público alvo todas as vacinas do calendário nacional de vacinação da criança, mas somente as crianças com vacinas atrasadas serão vacinadas, sendo que aquelas com idade entre 15 meses e 4 anos que ainda não receberam o 1º ou 2º Reforço receberão as duas gotinhas contra a poliomielite.

Ao contrário do ocorrido nos anos anteriores e atendendo à orientação do Programa Nacional de Imunização, não será feita vacinação indiscriminada com a Vacina Oral contra Poliomielite. A avaliação dos cartões será feita apenas na sala de vacina e durante o período da campanha.

O Dia D está marcado para 24 de setembro (sábado), com atendimento das 8h00 às 15h00, na Unidade Sanitária do Centro, ao lado do Hospital.

Em caso de dúvidas, informe-se com seu Agente Comunitário de Saúde ou na sua Unidade de Saúde. Pais e responsáveis devem comparecer portando a caderneta de saúde da criança/adolescente para uma avaliação criteriosa da situação vacinal. A caderneta é um documento pessoal e deve acompanhar a criança/adolescente a todo o momento!

Assessoria de Comunicação da PMJN

Sumaida Zuccolotto