Representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) irão ao município de Colatina, na próxima terça-feira (17), para se reunir com a Equipe Estadual de Saúde e discutir ações para o enfrentamento da febre amarela em João Neiva.
Apesar de não haver registros da doença na cidade o encontro é importante para traçar medidas preventivas e assegurar a qualidade de vida da população. Devido ao evento, a SALA DE VACINA NÃO FUNCIONARÁ na terça (17) e terá o atendimento normalizado na QUARTA-FEIRA (18).
A febre amarela silvestre (FA) é uma doença endêmica no Brasil, particularmente na região amazônica. Em locais urbanos, a doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor da dengue, zika e chikungunya. O padrão temporal de ocorrência é sazonal, com a maior parte dos casos incidindo entre dezembro e maio, e com casos isolados ou surtos que ocorrem com periodicidade irregular.
Uma pessoa com febre amarela apresenta, nos primeiros dias, sintomas parecidos com os de uma gripe. Entretanto, esta é uma doença grave, que pode complicar e levar à morte. Os sintomas mais comuns são febre alta e calafrios, mal-estar, vômito, dores no corpo, pele e olhos amarelados, sangramentos, fezes cor de “borra de café” e diminuição da urina.
Quem mora no estado não precisa ser vacinado, a menos que vá se deslocar para áreas de risco. Em áreas endêmicas, a vacina é disponibilizada para toda a população, já em áreas não endêmicas, como o Espírito Santo, somente para quem vai viajar para áreas de risco.
Informações à Imprensa
Karina Cometti
Tel. (27) 3258-4720
E-mail: comunicacao@joaoneiva.es.gov.br
Acesse nossa página no facebook:
https://www.facebook.com/prefeiturajoaoneiva