A Prefeitura Municipal de João Neiva, por meio da Secretaria de Saúde (SEMSA), informa que não há registros de febre amarela (FA) na cidade. De acordo com as orientações do Ministério da Saúde, em áreas endêmicas, a vacina é disponibilizada para toda a população, já em áreas não endêmicas, como é o caso de João Neiva, somente pessoas que irão viajar para áreas de risco devem receber a vacina.
A SEMSA está atuando no município com medidas preventivas para permanecer fora da Área Com Recomendação de Vacina (ACRV) e assegurar a qualidade de vida dos moradores. Entretanto, o cidadão que perceber sintomas de febre amarela (FA) deve procurar imediatamente o serviço médico mais próximo de sua residência.
Uma pessoa com febre amarela apresenta, nos primeiros dias, sintomas parecidos com os de uma gripe. Entretanto, esta é uma doença grave, que pode complicar e levar à morte. Os sintomas mais comuns são febre alta e calafrios, mal-estar, vômito, dores no corpo, pele e olhos amarelados, sangramentos, fezes cor de “borra de café” e diminuição da urina.
A vacina de Febre Amarela
A vacina contra FA é a medida mais importante para prevenção e controle da doença. Produzida no Brasil desde 1937, pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos, é da cepa 17DD, sendo constituída por vírus vivos atenuados derivados de uma amostra africana do vírus amarílico selvagem. Apresenta eficácia acima de 95%.
Apesar de segura, eventos adversos podem ocorrer após aplicação da vacina, como reações locais e sistêmicas, tais como febre, dor local, cefaleia (dor de cabeça), mialgia (dor no corpo), dentre outros. Atenção especial deve ser dada quando, após administração da vacina de febre amarela, a pessoa apresentar dor abdominal intensa.
Informações à Imprensa
Karina Cometti
Tel. (27) 3258-4720
E-mail: comunicacao@joaoneiva.es.gov.br
Acesse nossa página no facebook:
https://www.facebook.com/prefeiturajoaoneiva