Pontos Turísticos

Bora sair da correria da cidade grande e conhecer as belezas do interior? João Neiva é uma cidade de interior com muito verde, ar puro, cachoeiras e lindos vilarejos acolhedores e calorosos.

Se você ainda não conhece nossa cidade, confira abaixo alguns pontos turísticos que listamos para te deixar morrendo de vontade de nos visitar e conhecer as belezas extraordinárias do nosso município.

 

DISTRITO DE DEMÉTRIO RIBEIRO 

O núcleo colonial de Demétrio Ribeiro fica localizado a 4km da sede de João Neiva e é o berço da colonização italiana na região. Os casarões antigos chamam a atenção e lá você poderá visitar o Museu do Imigrante, a Casa de Pedra, a Igreja Centenária de Santo Antônio e o Casarão dos Violinos. Em julho acontece a Mostra de Cultura e Agroturismo de Demétrio Ribeiro - 'Itália Mia’.

DISTRITOS DE BARRA DO TRIUNFO E ACIOLI

Acioli e Barra do Triunfo são localidades fundadas por imigrantes italianos no final do século XIX. Com o passar do tempo consolidaram-se como polos rurais na produção de café e criação de gado. Lá você poderá encontrar café torrado em casa, fubá socado no pilão, pão sovado, milho cozido, biscoito assado e o leite coalhado que dá origem aos famosos queijos da região.

A região realiza a tradicional “Festa do Queijo” para comercializar os derivados e oferecer ao turista a alegria e hospitalidade dos moradores, além da “Agrofesta” e “Torneio Leiteiro”, tipicamente rural.

MONTE NEGRO 

Com elevação de 665m, o Morro Monte Negro pode ser visto na maioria dos bairros da cidade. A elevação granítica é coberta por vegetação rasteira e enormes samambaias. Do alto do monte é possível observar as cidades de João Neiva e Ibiraçu. 

No topo do monte há uma capela em homenagem a Nossa Senhora da Penha e Santa Bárbara, onde acontecem celebrações religiosas.

JEQUITIBÁ ROSA

Ele se destaca dentre as árvores da mata e chama atenção de quem passa. O Jequitibá Rosa, localizado no distrito de Barra do Triunfo, em João Neiva, mede 47m de altura e 12,5m de circunferência e é o maior do Espírito Santo, sendo árvore símbolo no estado.

Não se sabe a idade exata do gigante, mas acredita-se que ele tenha cerca de 800 anos.

De acordo com visitantes seriam necessários de 11 a 12 adultos para abraçá-lo completamente. O gigante já foi alvo de investidas de madeireiros na década de 80 e atualmente é protegido por normas ambientais, moradores, turistas e pela Prefeitura de João Neiva.

Ele está localizado no Vale do Triunfo, zona rural de João Neiva. Há dois caminhos para chegar ao local: pelos Distritos de Barra do Triunfo ou de Alto Bergamo.

A subida para o local é cansativa, porém, muito gratificante e acompanhada de muito verde e ar puro.

ORQUIDÁRIO DE JOÃO NEIVA 

Quem não ama admirar e se deliciar com o perfume de uma flor? João Neiva possui um orquidário que é aberto para visitação e comercialização.

O orquidário conta com o apoio da Prefeitura de João Neiva e está situado às margens da BR-101, em Piraqueaçu, abrigando mais de 80.000 mudas com as mais diversas cores, perfumes e formatos. A única dificuldade é escolher apenas algumas dentre tantas maravilhas.

O local funciona todos os dias e está aberto à visitação individual e em grupo. A entrada é gratuita e autorizada mediante a agendamento.

Para agendar a visita é necessário ligar para (27) 99786-0985 ou (27) 99974-1719.

CACHOEIRA DO POÇÃO

Com um visual de tirar o folego, a cachoeira possui vários “poços” naturais que comportam um adulto em pé. Os “ofurôs” encantam seus visitantes e o local realmente demonstra o quanto a obra da natureza é perfeita. O local fica em Barra do Triunfo.

Ah, a estrada também dá acesso ao Jequitibá Rosa. Nossa dica, é que o visitante engate o passeio até o nosso famoso gigante.

CACHOEIRA DO PARAÍSO

Situada no Distrito de Mundo Novo, a 5km do Centro de João Neiva, a Cachoeira do Paraíso está localizada a aproximadamente 80 metros de altitude.

Apesar de bonita, é necessário tomar algumas precauções ao mergulhar pois a profundidade pode chegar a 5 metros e a correnteza é forte. A orientação é buscar se banhar às margens e apreciar a vista.

Além da queda d’água, os turistas poderão observar a rica flora, típica de mata atlântica, animais silvestres e outras cachoeiras no caminho.

Para chegar ao local saia do Centro e vá em direção ao bairro Crubixá, seguindo pela via principal do bairro em direção a região de Mundo Novo pela estrada de chão.

 

CACHOEIRA DOS MONFARDINI

Ela é um dos locais mais bonitos da Região Turística dos Imigrantes. Está localizada a 25 km do Centro de João Neiva e a estrada de acesso começa em Demétrio Ribeiro, situando-se dentro de uma propriedade particular.

 

GRUTA DOS MORCEGOS 

Ela encanta os visitantes com seu correr das águas em meio às pedras e tem quem se aventure em desvendar o que há por trás delas pois, como o nome próprio já diz, muitos morcegos vivem no local.

A gruta tem uma queda d’água de aproximadamente 5 metros de altura e possui fácil acesso: fica a 7 km do Centro de João Neiva, sentido Demétrio Ribeiro a Barra do Triunfo.

Que tal se aventurar na gruta dos morcegos?

CACHOEIRA DE CAVALINHO

Seu correr é em meio às pedras e se perde no verde da magnífica floresta que há em volta. Quem visita o local tem contato direto com animais silvestres, além, é claro, de poder desfrutar da tranquilidade do interior.

Ela fica a 7km do Centro de João Neiva e é um dos locais mais bonitos da cidade.

 

CAMINHO DE SANTO ANTÔNIO E NÚCLEO COSTA PEREIRA (CATABRIGA)

Seguindo por Demétrio Ribeiro é possível chegar na região de Santo Antônio e no Núcleo Costa Pereira. São 8km de estradas recheadas de cachoeiras e riachos próprios para banho, casarões antigos que remontam à época da imigração italiana e inúmeras capelas católicas.

Além de se deslumbrar e admirar nossas belezas, você estará fazendo aquela caminhada que faz muito bem à saúde.

CAMINHO DE SANTO ANTÔNIO

O Caminho de Santo Antônio, criado pelo grupo de caminhantes “Colibri Aventura’’, tem cerca de 20km e pode ser feito a pé em um passeio de cerca de 4 horas de pura adrenalina e diversão. O percurso passa por cachoeiras, capelas, mata fechada, mirantes, casarões e vilarejos com produtos artesanais, transmitindo muito da nossa cultura, história e, é claro, das belezas de João Neiva.

Não há sinal de celular no trajeto, portanto, o ideal é que o visitante vá acompanhado.

 

E aí? O que achou? Já preparou a mala?

REDES SOCIAIS

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram

Atendimento ao Público

  • O funcionamento da Prefeitura Municipal de João Neiva, de Segunda a Sexta 07:00 às 11:00 e de 12:30 às 16:30.

Fale Conosco

  • WhatsApp: (27) 99613-1425
  • E-mail: ouvidoria@joaoneiva.es.gov.br

Endereço

  • Av. Presidente Vargas, 157 - João Neiva - ES

Copyright © 2023 Prefeitura Municipal de João Neiva. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.