Festas Tradicionais

FESTAS TRADICIONAIS DO MUNCIÍPIO DE JOÃO NEIVA

 

FESTA DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA “FESTA DA CIDADE”

Popularmente conhecida como “Festa da Cidade”, a festa em comemoração à emancipação política do município ocorre tradicionalmente no mês de maio e visa celebrar a origem e historicidade de João Neiva desde sua independência municipal ocorrida em 11 de maio de 1988.

Na data são realizadas apresentações e exposições culturais, bem como parque de diversões, shows musicais, barracas de bebidas e comidas típicas e o tradicional Desfile Cívico.

 

AGROFESTA E TORNEIO LEITEIRO DE ACIOLI

Organizada pela Associação de Moradores e Produtores Rurais de Acioli, a Agrofesta visa valorizar e celebrar a vida no campo, através de realização de provas e apresentações culturalmente rurais além de movimentar o comércio e turismo local.

O referido evento conta com o apoio da PMJN, principalmente através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAG), da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (SEMOSU) e também da Secretaria de Cultura, Turismo, Juventude e Esporte (SEMUC).

Dentre as principais atrações do evento estão à tradicional prova de laço e a competição de produção de leite, além da tradicional cavalgada de Barra do Triunfo x Acioli.

 

MOSTRA DE CULTURA E AGROTURISMO “ITÁLIA MIA” – DEMÉTRIO RIBEIRO

A tradicional festa “Itália Mia” visa celebrar a cultura da imigração italiana no município, principal responsável pelo surgimento da localidade de Demétrio Ribeiro.

Ocorrendo há mais de 10 anos, o evento é realizado pela Associação de Moradores e produtores Rurais de Demétrio Ribeiro e conta com o apoio direto da PMJN.

Durante a realização do evento é possível se deliciar com as comidas típicas italianas e demais produtos produzidos pelos próprios produtores locais.

 

CARNAVAL DE RUA

A festa acontece, tradicionalmente, uma semana antes do carnaval oficial e reúne mais de 1.000 pessoas nas ruas do município todos os anos.

O evento é organizado por integrantes do Bloco Virgens do Real, patrocinada por comerciantes locais e apoiada pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Juventude e Esporte – SEMUC.  

Durante a festividade os munícipes se divertem nos tradicionais bloquinhos de rua ao som das memoráveis marchinhas de carnaval.

 

FESTA DE SÃO BENEDITO

Trata-se de uma mostra cultural e de agroturismo, realizada com a participação da comunidade e composto por produtores rurais, artesãos, empreendedores locais, técnicos da prefeitura, folcloristas e moradores do distrito. O evento é um resgate cultural e conta com exposições durante os dias da realização.

O congo de João Neiva segue o ciclo folclórico de São Benedito com a cortada, puxada e fincada e retirada do mastro. No Município é considero um patrimônio histórico-cultural, pois a festividade já é tradição antes mesmo do distrito de João Neiva tornar-se Município.

Dessa forma, o Congo mistura-se à história do povo Joãoneivense, assim como à do Espírito Santo e por isso representa uma tradição para o município.

 

ACOMPANHE A PREFEITURA

Horário de Atendimento

O funcionamento da Prefeitura Municipal de João Neiva é Segunda a Sexta 07:00 às 11:00 e 12:30 ás 16:30

Fale Conosco

Telefone: (27) 27 3258-4713
E-mail: ouvidoria@joaoneiva.es.gov.br

Endereço

Av. Presidente Vargas, 157 - João Neiva - ES