Festas Tradicionais

FESTA DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA “FESTA DA CIDADE”

Popularmente conhecida como “Festa da Cidade”, a festa em comemoração à emancipação política do município ocorre tradicionalmente no mês de maio e visa celebrar a origem e historicidade de João Neiva desde sua independência municipal ocorrida em 11 de maio de 1988.

Na data são realizadas apresentações e exposições culturais, bem como parque de diversões, shows musicais, barracas de bebidas e comidas típicas e o tradicional Desfile Cívico.

AGROFESTA E TORNEIO LEITEIRO DE ACIOLI

Organizada pela Associação de Moradores e Produtores Rurais de Acioli, a Agrofesta visa valorizar e celebrar a vida no campo, através de realização de provas e apresentações culturalmente rurais além de movimentar o comércio e turismo local.

O referido evento conta com o apoio da PMJN, principalmente através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAG), da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (SEMOSU) e também da Secretaria de Cultura, Turismo, Juventude e Esporte (SEMUC).

Dentre as principais atrações do evento estão à tradicional prova de laço e a competição de produção de leite, além da tradicional cavalgada de Barra do Triunfo x Acioli.

MOSTRA DE CULTURA E AGROTURISMO “ITÁLIA MIA”

A tradicional festa “Itália Mia” visa celebrar a cultura da imigração italiana no município, principal responsável pelo surgimento da localidade de Demétrio Ribeiro.

Ocorrendo há mais de 10 anos, o evento é realizado pela Associação de Moradores e produtores Rurais de Demétrio Ribeiro e conta com o apoio direto da PMJN.

Durante a realização do evento é possível se deliciar com as comidas típicas italianas e demais produtos produzidos pelos próprios produtores locais.

CARNAVAL DE RUA

A festa acontece, tradicionalmente, uma semana antes do carnaval oficial e reúne mais de 1.000 pessoas nas ruas do município todos os anos.

O evento é organizado por integrantes do Bloco Virgens do Real, patrocinada por comerciantes locais e apoiada pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Juventude e Esporte – SEMUC.  

Durante a festividade os munícipes se divertem nos tradicionais bloquinhos de rua ao som das memoráveis marchinhas de carnaval.

FESTA DE SÃO BENEDITO

Trata-se de uma mostra cultural e de agroturismo, realizada com a participação da comunidade e composto por produtores rurais, artesãos, empreendedores locais, técnicos da prefeitura, folcloristas e moradores do distrito. O evento é um resgate cultural e conta com exposições durante os dias da realização.

O congo de João Neiva segue o ciclo folclórico de São Benedito com a cortada, puxada e fincada e retirada do mastro. No Município é considero um patrimônio histórico-cultural, pois a festividade já é tradição antes mesmo do distrito de João Neiva tornar-se Município.

Dessa forma, o Congo mistura-se à história do povo Joãoneivense, assim como à do Espírito Santo e por isso representa uma tradição para o município.

FESTIVAL ROTA DOS QUEIJOS

Iniciado em 2022, o “Festival Rota dos Queijos” foi um evento idealizado para festejar o “Circuito Rota dos Queijos” que já existia na cidade. Cinco queijarias fazem parte do circuito: Queijaria Bergantini, Queijaria Delcaro, Queijaria Giacomim, Queijaria Trevo, e Queijaria Vila Veneto.

A estrela do evento é o queijo, mas são apresentados e comercializados produtos dos mais variados tipos, além de ótima gastronomia, bebidas variadas, música de qualidade, passeios aos pontos turísticos e muitas aulas Shows de Gastronomia com Chefs renomados.

O Festival é um sucesso e, além de muito entretenimento, movimentou a economia da cidade direta e indiretamente.

Ele continuará nos próximos anos para que possamos continuar festejando os produtos de nossa cidade e oferecer ao turista a alegria e hospitalidade dos moradores de João Neiva.

REDES SOCIAIS

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram

Atendimento ao Público

  • O funcionamento da Prefeitura Municipal de João Neiva, de Segunda a Sexta 07:00 às 11:00 e de 12:30 às 16:30.

Fale Conosco

  • WhatsApp: (27) 99613-1425
  • E-mail: ouvidoria@joaoneiva.es.gov.br

Endereço

  • Av. Presidente Vargas, 157 - João Neiva - ES

Copyright © 2023 Prefeitura Municipal de João Neiva. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.