BANDAS DE CONGO - JOÃO NEIVA E ACIOLI

Banda de Congo São Benedito de Acioli

Em 19 de dezembro de 1925, no Morro do Feijão,  foi fundada a Banda de Congo de São Benedito de Acioli pela família afrodescendente do senhor Felizardo, Colodino, João, Antônio, Plácido, José e Maria.

A família percorria a pé, os 18 km de estrada para chegar ao distrito de Acioli. Ao som de tambores, casacas e entoada músicas, eles eram acompanhados pela população, que muito devota, carregavam a imagem de São Benedito nas costas e junto com o mastro seguiam em procissão acompanhada pelo Padre local. Ao chegar na igreja, o mastro era fincado e assim dava-se início aos festejos.

A banda era composta por oito tambores, cinco caixas, sete casacas, dois bumbos, três cuícas, um triângulo, um pandeiro, um chocalho e um apito. Atualmente a banda ainda possui os instrumentos centenários e mantém viva a tradição que é passada de geração em geração.

  

Banda de Congo São Benedito de João Neiva

A Banda de Congo São Benedito de João Neiva começa sua história no início do século passado. Quando os afrodescendentes aqui chegaram para trabalhar nas lavouras de café, alguns negros refugiados das rebeliões da Serra e São Mateus já se encontravam pela região, onde batiam tambores na prática das religiões africanas.

As histórias sobre seu surgimento chegaram ao conhecimento da população através de pessoas como Seu João Feu e Seu Manoel Machado, responsáveis por levar a diante a banda, cujos ancestrais se reuniam para bater congo. Inicialmente, Seu João Feu e Seu Manoel Machado, também conhecido como Manoel do Congo, possuíam bandas distintas, porém em meados dos anos 40 os grupos se uniram tornando-se assim a Banda de Congo São Benedito de João Neiva.

Após a morte de Seu João Feu, assumiu a responsabilidade da banda Seu Cândido, Dona Rosa e Seu Cipriano – pai de João Carlos da Silva, atual mestre da banda.

Nos anos 80, foi criada a “Banda de Congo Mirim” por Clóves Correia, tendo João Cacheado como capitão. Sob a responsabilidade da Igreja Católica, a banda teve como primeira presidente Maria Isabel Barreto e João Luiz dos Santos.

No dia 14 de janeiro de 2008, com a presença do Presidente da Associação de Folclore de João Neiva, Sr. Almir Antônio Guzzo, e da Secretária de Cultura e Turismo, Srª Glecy Coutinho, foi criada a Associação da Banda de Congo São Benedito de João Neiva, tendo Tarcísio Boaventura de Oliveira como presidente e Neusa dos Santos como vice.

 

 

 

ACOMPANHE A PREFEITURA

Horário de Atendimento

O funcionamento da Prefeitura Municipal de João Neiva é Segunda a Sexta 07:00 às 11:00 e 12:30 ás 16:30

Fale Conosco

Telefone: (27) 99986-7050
E-mail: ouvidoria@joaoneiva.es.gov.br

Endereço

Av. Presidente Vargas, 157 - João Neiva - ES