GLECY COUTINHO

GLECY COUTINHO

Nascida em 1934, Glecy Helena Coutinho da Silva é jornalista, escritora, pesquisadora, atriz, cineasta, professora e ex secretária de cultura e turismo do município de João Neiva. Natural de Aimorés (MG), Glecy mudou-se para João Neiva aos seis anos, onde passou maior parte de sua infância e adolescência.

Foi na pequena cidade do interior do Espírito Santo que Glecy descobriu seu interesse em lecionar e, aos 20 anos, tornou-se professora. Também experimentou o teatro e o cinema, apresentando peças conceituadas como Navalha na Carne, obra de Plínio Marcos, e dirigindo dois curta-metragens.

Casou-se em 1959 e no mesmo ano mudou-se para Vitória, onde teve seu primeiro contato com o jornalismo. Quando formou em jornalismo, no ano de 1979 pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Glecy atuava em sua área há mais de 10 anos, sendo a primeira mulher contratada em uma redação de jornal no Estado e trabalhando em veículos como o jornal A Gazeta por mais de 20 anos. Nesse período ocorreu o regime militar e, por ser parte dos meios de comunicação (área que sofria forte censura), Glecy sofreu represálias após escrever algumas matérias no ‘Caderno Dois’, causando repercussão nacional sobre o caso Argolas.

A história de Glecy com o tetro vem de anos. Em 1997, lançou a ficção “Eu sou Buck Jones”, produção que conta com sua direção e roteiro. De 1965 a 1970, ela fez parte do grupo de teatro Praça Oito e, entre 1979 e 1995, foi professora do Curso de Comunicação Social da UFES. Com três filhos e cinco netos, Glecy ainda possui duas peças de teatro e um roteiro de filme escritos.

Glecy também teve sua contribuição com a gestão pública em nosso Estado. Foi diretora do Departamento Estadual de Cultura de 1983 até 1987. É obra desse período a criação do Centro Cultural Carmélia Maria de Souza. Em seguida, foi diretora do Diário Oficial por cerca de dois anos. Glecy também atuou na Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), foi Chefe de Gabinete da secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo e, de 2007 a 2012, foi a Secretária Municipal de Cultura e Turismo de João Neiva, onde desenvolveu trabalhos importantes como o Cine Teatro Luminoso e a tradicional festa italiana de Demétrio Ribeiro “Mostra Cultural Itália Mia”.

 

      

ACOMPANHE A PREFEITURA

Horário de Atendimento

O funcionamento da Prefeitura Municipal de João Neiva é Segunda a Sexta 07:00 às 11:00 e 12:30 ás 16:30

Fale Conosco

Telefone: (27) 99986-7050
E-mail: ouvidoria@joaoneiva.es.gov.br

Endereço

Av. Presidente Vargas, 157 - João Neiva - ES