
Olá, criançada! Quem está animado para retornar às aulas presenciais? Com muito trabalho e dedicação da equipe da Prefeitura de João Neiva, através da Secretaria de Educação (Semed), as escolas públicas municipais iniciarão a volta às aulas presenciais, com aulas escalonadas, na próxima segunda-feira (16), respeitando todos os protocolos de prevenção à Covid-19.
A Semed criou o “Plano Municipal de Retorno às Aulas Presenciais”, cujo material informa com detalhes quais serão os protocolos para a volta das aulas durante a pandemia. Dentre as ações podemos destacar:
1. Elaboração de Plano Estratégico de Prevenção e Controle-PEPC por cada Instituição de Ensino, com base na legislação vigente;
2. Formação Continuada para os profissionais da educação da prefeitura, bem como orientação quanto aos Protocolos Sanitários de Saúde;
3. Implementação de medidas pedagógicas, primando pelo processo de ensino e aprendizagem;
4. Aquisição de materiais necessários e fundamentais à prevenção, controle e minimização do avanço da Covid-19, tendo como princípio o bem-estar de estudantes, servidores e membros da comunidade escolar que frequentam as Instituições de Ensino;
5. Realização de reunião intersetoriais entre as secretarias e instâncias da Gestão Democrática para deliberação quanto aos protocolos, documentações e deliberações para o retorno às aulas presenciais;
6. Imunização de 100% dos profissionais de educação com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, sendo avançada a aplicação da segunda dose;
7. Estreitamento de parcerias em âmbito estadual visando a testagem dos estudantes quando do retorno das aulas presenciais.
Clique aqui e confira o “Plano Municipal de Retorno às Aulas Presenciais” completo.
Além dos protocolos de retorno (clique aqui e confira) serem enviados para os pais ou responsáveis, cada escola está realizando reunião com eles para explicar como será o planejamento e esses protocolos. “Fizemos também um informativo da alimentação e transporte escolar para essa volta, orientando os pais e as crianças sobre as novas maneiras dos alunos se comportarem no momento da alimentação e no uso do transporte coletivo, devido a pandemia”, informa a secretária da Semed Marciela José.
A secretária relata que as Instituições de Ensino enfrentarão grandes desafios com o início das aulas presenciais escalonadas. “Por anos a educação rompeu barreiras sociais, pessoais, profissionais e cognitivas onde a interação direta e o compartilhamento de saberes-fazeres se tornaram essenciais nos avanços dos resultados positivos da educação. Com o retorno presencial, em meio ao distanciamento necessário devido os protocolos, a educação necessitará ser reinventada para cumprir com a sua função essencial que é a aprendizagem”.
Ela explica que devido às dificuldades impostas pela pandemia o acolhimento, a escuta ativa e olhares afetuosos e atentos serão de fundamental importância para esse retorno presencial um pouco “diferente”, sendo que a parceria escola e família mais do que nunca necessitarão ser fortalecidas.
Marciela salienta e agradece o papel da família no processo de aprendizagem. “Ela foi uma parceira fundamental ao longo das aulas remotas. Não conseguiríamos ofertar o processo de ensino e aprendizagem em meio à pandemia sem essa parceria primordial entre família e escola”. A secretária ressalta, ainda, que mesmo com o retorno presencial há a necessidade dessa parceria continuar, eis que ela é essencial para o bem da criança. A família é uma peça fundamental no aprendizado do aluno.
Ela aproveita para dar umas dicas de como a família pode ajudar. “É importante que a família busque estimular os hábitos de estudo, estabelecendo um tempo para estudo em casa, rotinas diárias que incluem tempo para comer, dormir, brincar, trabalhar, estudar e ler, ter um lugar tranquilo para os estudos, além de interesse ativo no progresso educacional dos filhos”.
A secretaria esclarece a importância das aulas presenciais. “É fato que o processo de ensino e aprendizagem presencial, o convívio com o outro, a troca e o compartilhamento de experiências são essenciais para o desenvolvimento individual e coletivo da aprendizagem dos discentes. Presencialmente há a intervenção pedagógica professor e aluno que substância o processo de ensino aprendizagem de forma produtiva e significativa”.
Ela destaca que mesmo com aulas remotas o ensino também foi proveitoso, tendo vários lados positivos. “Como sabemos elas foram adotadas em razão do contexto pandêmico em que o mundo está vivendo. Apesar de se tratar de um momento que é desafiador tanto para a escola quanto para pais e alunos, as aulas remotas possibilitaram que os discentes mantivessem os vínculos ativos com a escola, docentes e colegas mesmo à distância. Diante do acompanhamento dos profissionais da educação e principalmente o apoio da família é possível destacar que aprendizagens aconteceram por ambas as partes envolvidas no processo de ensino e de aprendizagem”.
E lembrem-se crianças: Vamos manter o distanciamento, sempre higienizar as mãos e usar a máscara para que no futuro possamos nos abraçar e brincar juntinhos. Ouça com muita atenção e carinho e coloque em prática todas as dicas e ensinamentos que os papais e as escolas passarão para vocês.
Até segunda e um ótimo retorno às aulas presenciais.