
A “Campanha Nacional de Multivacinação”, mais conhecida como “Movimento Vacina Brasil”, já começou no Brasil todo e segue até o próximo dia 28 (quinta-feira). Ela tem como objetivo a atualização da carteirinha com as vacinas de rotinas em crianças e adolescentes menores 15 anos.
Os imunizantes disponíveis são: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumococica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre Amarela, Triplice Vira l (sarampo, caxumba e rubéola), Varicela, DTP (tríplice bacteriana), HPV quadrivalente (Papiloma Vírus Humano) e dT (dupla adulto).
O assessor da vigilância em saúde Antônio Firme ressalta que mesmo que a caderneta esteja em dia é importante comparecer na Sala de Vacina, localizada na Unidade de Saúde do Gadioli, com ela para o profissional avaliar se há a necessidade de aplicação de algum imunizante. Ele acrescenta que essa atualização deve ser feita regularmente e não apenas nas campanhas.
Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica Cleide Beatriz Gasparini da Silva Lopes, as vacinas aumentam a proteção contra doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos, hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos.
As aplicações das doses e avaliação dos cartões estão acontecendo na Sala de Vacina, de 7 às 16h30. No interior elas seguem o cronograma abaixo, nas Unidades de Saúde de cada localidade:
- 13/10 (quarta-feira) - manhã - Barra do Triunfo
- 13/10 (quarta-feira) - tarde - Cavalinho
- 14/10 (quinta-feira) - manhã - Demétrio Ribeiro
- 14/10 (quinta-feira) - tarde - Santo Afonso
- 15/10 (sexta-feira) - manhã - Acioli
Além disso, no dia 16 de outubro (sábado) será realizado o dia D Nacional nas Unidades de Saúde da Sede e do bairro Cristal, de 7 às 12h.
Adultos e idosos
As vacinas de rotina também fazem parte da vida adulta e da 3° idade. Assim, não esqueça de também verificar junto ao profissional da saúde sua caderneta para atualização.
Confira mais informações dos imunizantes para esses grupos clicando aqui.